Café da manhã: energia desde cedo
Ao acordar, saímos do jejum noturno e é necessário estimular a insulina, hormônio que facilita a entrada de glicose na corrente sanguínea. É ela que dá a tão esperada energia para trabalhar, estudar, viver um dia bem fortinho. Por isso o café da manhã é tão importante.
O maior erro cometido, aponta a nutricionista Ana Pâmela Souza, é não tomar café da manhã. E isso não quer dizer que obrigatoriamente seja a bebida café. As justificativas para pular a refeição têm a ver com falta de tempo, preguiça ou alegar que não precisa e aguenta até o almoço.
Quando não se realiza esta refeição logo pela manhã, segundo Ana Pâmela, ou fica muito tempo sem comer (em torno de 3h ou mais) pode haver o efeito de hipoglicemia, nível baixo de glicose no sangue, que se caracteriza por fraquezas ou tonturas. O que também pode acontecer é de, ao realizar a próxima refeição, a pessoa comer muito mais que o necessário. “Quem faz exercício físico logo pela manhã poderá não ter maior rendimento nos treinos e nem alcançar o objetivo que deseja”, reitera a nutricionista.
Para quem não costuma tomar o café da manhã e deseja algo prático, Ana Pâmela sugeriu iogurte natural com frutas e nozes. O iogurte é vendido em supermercados, as frutas podem ser de qualquer tipo, cortadas e adicionadas ao iogurte junto com as nozes (fonte de gordura boa), que podem ser castanha-do-pará, castanha-de-caju, ou mix de castanhas. A dica da nutricionista é comprar as castanhas na feira, pois além de serem mais frescas e baratas, podem ser adquiridas em quantidade e armazenas em casa.
Se não gostas da bebida café, podes substituir por leite (desnatado ou integral, conforme necessidade ou restrições) ou pelo próprio iogurte, mas não achocolatados, por serem ricos em açúcar.
Aos amantes de pão, o integral é o mais saudável. O pão careca é feito com a farinha de trigo refinada, processo em que são perdidos micronutrientes, tornando-o um alimento empobrecido. "Ele também é rapidamente absorvido na corrente sanguínea, o que não é muito favorável. Se for o consumo do pão francês como uma exceção, não há problema algum. Equilibro em tudo, sempre”, completa.
Sobre o pão integral, Ana Pâmela dá um alerta: verificar se o primeiro ingrediente é de fato farinha de trigo integral, pois se for farinha de trigo enriquecida com ácido fólico, não é pão integral. Requeijão light e queijos brancos são acompanhamentos mais saudáveis que podem substituir a margarina e a manteiga.
E a tapioquinha? A nutricionista afirma que a tapioca tem índice glicêmico (velocidade do açúcar na corrente sanguínea) maior que o do pão, ou seja, isso a torna menos indicada. Mas, ao acrescentar uma fonte de fibra como linhaça ou gergelim, o índice é reduzido. Também pode ser acrescentado o ovo, fonte de proteína, recomendado em todas as suas formas, seja cozido, mexido, ou frito, preferencialmente preparado sem óleo.
Como é o seu café da manhã? Comenta aí. Conta também qual é a maior dificuldade, ou como essa refeição faz bem pra ti.
Em breve falaremos mais sobre a tapioquinha, fica ligado.
Foto: Imagens Google