top of page

Vai à feira? Saiba como armazenar os alimentos na volta.



Final de semana é o dia de folga do trabalho, quando a família prepara a compra da semana que vem. Ir à feira é um hábito cultural do paraense, que com o pouco de tempo que sobra durante os dias de trabalho, consegue fazer compras suficientes para não precisar voltar sempre. Mas é preciso saber como armazenar esses produtos para que não tenhas surpresas na hora do consumo.


Alimentos refrigerados devem ser guardados o mais rápido possível após a compra, indo diretamente para a geladeira ou freezer de sua casa para evitar que descongelem. O consumo desses alimentos deve seguir a validade exposta na embalagem. É importante prestar bastante atenção nessa etapa.


Agora, quando for retirar o produto para cozer, não precisa de pressa. Evite usar água sobre o alimento congelado, para que ele não perca os nutrientes básicos de sua constituição e até mesmo o sabor. É importante, ainda, saber que não podes descongelar aquela carne sobre a pia. Esse processo pode contribuir para a proliferação de bactérias. A forma ideal para descongelar alimentos é retirá-los do freezer com antecedência e armazenar na parte inferior da geladeira.




Evite entupir a parte de dentro do eletrodoméstico com muitos alimentos, ou mesmo cobrir as grades com panos ou toalhas. Isso dificulta a circulação do ar refrigerado. Nas prateleiras de cima, coloque os alimentos preparados e prontos para consumo; nas prateleiras do meio os produtos pré-prontos e nas prateleiras da parte inferior, os alimentos crus. Siga essa ordem de influência de refrigeração para melhor armazenamento.


Quanto às verduras e frutas, evite ao máximo deixá-las na primeira prateleira, pois este tipo de alimento não precisa de muito ar frio. Ao comprá-los, retire do saco em que vieram e deixe naquela gaveta da geladeira que fica abaixo da última prateleira, onde ficarão mais protegidos. Compre as verduras e frutas na feira e sempre o mais cedo possível, conseguindo escolher aquelas com maior vida e menos ressecadas pelo calor.


Importante: não guarde as verduras úmidas, pois isso prejudica a qualidade do produto. Observe que a embalagem sempre vem com um pouco de água. Retire-as dessa embalagem e coloque para secar sobre um pano limpo. O processo também serve após lavar as folhas e frutas.


Segundo orientação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os alimentos não-perecíveis devem ser armazenados em prateleiras ou armários limpos, arejados e afastados dos produtos de limpeza e de outros com odor forte. Outras orientações quanto à conservação do produto devem ser fornecidas pelo fabricante e devem ser seguidas pelo consumidor.


Lembres que os alimentos orgânicos, que estão livres de agrotóxico, são mais duráveis. Alguns deles podem durar até três vezes mais do que o convencional, além de possuírem mais nutrientes. Podes achar que são menores do que, por exemplo, outras frutas, legumes e verduras vendidos em supermercado, mas isso se dá por não possuírem aditivos para crescer, tornando-os um produto mais natural.


Então, vamos à feira? Agora que já entendes um pouco mais sobre armazenamento dos alimentos, podes ir às compras. Consulte nossa lista de feiras orgânicas e saiba onde e quando comprar produtos de boa qualidade.



Fonte: com informações do site da ANVISA.

Fotos: Victor Carreira

Onde encontrar comida saudável em Belém?
Publicações Recentes
Destaques
Nuvem de tags
Nenhum tag.
Categorias
bottom of page